domingo, 29 de março de 2009

PARABÉNS, RUI!!!




Rui Manuel César Costa, mais conhecido como Rui Costa ou, até mesmo, como Maestro, completa hoje 37 anos de vida.
Aqui, neste cantinho, já muito tenho falado desde Enorme Senhor do futebol inúmeras vezes e todos, certamente, já saberão o quanto o admiro e respeito. No entanto, nunca é de mais homenagea-lo, embora de forma simples mas sincera, e escrever o que vai na alma de muitos Benfiquistas.
Rui Costa, enquanto profissional de futebol, foi para mim um dos melhores dez de sempre. Foi um jogador cheio de classe e entrega, onde cada pormenor era requintado. Espalhava charme por todos os palcos que pisava, ninguém lhe era indiferente.
Deste muito novo que viu a Luz como uma casa, casa essa onde nasceu e cresceu para o futebol. Não há dúvidas que nasceu para brilhar. Era um fora de série.
Não foi com espanto que, cedo, despertou o interesse de muitos clubes europeus. Porém, nunca se deixou influenciar e colocou sempre em primeiro lugar os interesses do clube, chegando-se a prejudicar. Teve grandes ofertas, como sabemos, mas sempre foi fiel ao seu Benfica, saindo só para jogar no estrangeiro, na certeza de que iria para o clube que desse mais dinheiro ao Glorioso.
Confesso que esta foi uma das atitudes que me impressionou no Rui. Como já amava o Benfica... sempre foi um jogador que serviu o clube e que nunca se serviu dele. É raro, hoje em dia, ver um jogador a ter essa atitude. É de louvar.
Saiu para a Fiorentina (depois de quase ter assinado pelo Barcelona), pois foi a instituição que apresentou a melhor proposta... para o Benfica.
Foi feliz em Itália. Passou ainda por Milão, vestindo as cores de Ac Milan. Conquistou o que um jogador de nível mundial deveria conquistar.
Mesmo estando fora, sempre nos encheu de orgulho. Sempre foi uma bandeira do nosso país e, no fundo, nunca escondeu a efectividade ao seu clube do coração: o Sport Lisboa e Benfica.
Passados alguns anos voltou. Voltou para nós, para o seu Estádio, para a sua gente e, sobretudo, para tentar ajudar o clube. Voltou com um contrato onde assinou em branco - provando que jamais se quis servir do clube - e onde só conheceu o salário que iria auferir depois de uns bons dias. Se isto não é amor...
Parecia mentira, finalmente o sonho do regresso do Maestro se tinha realizado. Chegava ao Benfica um jogador de enorme qualidade, um verdadeiro "monstro" do futebol... não dava para acreditar.
Chegou, viu e ficou. Recebido em festa, os Benfiquistas estavam literalmente nas nuvens, a viver um sonho... mas que era real!!
O seu futebol sempre foi inconfundível: cada passe, cada toque... era pura classe!
Como em tudo na vida há um ciclo, na carreira de um jogador não é excepção. Decidiu terminar a sua linda carreira na época passada. Terminou onde sempre quis terminar: no seu Benfica.
Não foi uma boa época para o Benfica, até porque ficamos em 4.º lugar, mas o Estádio estava cheio no último jogo... só para o ver!! Foi, então, uma despedida emocionante mas merecia mais: merecia o título.
Chegou a dirigente, abrindo um novo ciclo. É uma realidade de que todos nos orgulhamos.
Apesar das saudades de o ver jogar já serem muita e do público ainda chamar por si na Catedral, está no lugar certo.
Por detrás de um dirigente, de um ex-jogador de futebol, está um Enorme ser humano, um grande e exemplar homem. Uma pessoa fantástica, humilde, atenciosa, que tem no sorriso a simpatia e no olhar a credibilidade, bem como a chama e orgulho de ser Benfiquista. E é por ser assim, por ter um coração enorme, que merece todo o sucesso e felicidade deste mundo (e do outro). Uma pessoa assim só pode ser feliz!

Rui, hoje que completas mais um aniversário, desejo-te tudo de bom. Que sejas sempre um vencedor pois foi para isso mesmo que nasceste: para VENCER! E, também, para nos deixar orgulhosos de ti.
Continua a ser a pessoa que és e que sempre foste, a pessoa que ama incondicionalmente o Benfica e que se rege por valores nobres. Valores esses que fazem de ti o nosso Campeão, o "Menino dos Benfiquistas"!
Como costumo dizer: "és um Senhor" ou "és ENORME como o BENFICA"!

Rui Costa, aquele é venerado por muitos, mas respeitado por TODOS. (É obra!!)


PARABÉNS, MAESTRO!!!

Que sejas sempre FELIZ, continuando no Benfica por muitos e longos anos.

4 comentários:

margaridabenfiquista disse...

Grande post!!!!!!!

Parabens Rui, tenho a certeza que irás ler esta homenagem e ficarás lisongeado, homenagem justa e merecida.....

Parabens parabenssssssssssss

..

" R y k @ r d o " disse...

A melhor prenda era o Benfica ser campeão

Mas isso ... é muito dificil

Parabéns Rui
.

LuaSLBENFICA disse...

Parabéns Maestro!!!
Post SSF!
***********

red rocket disse...

Então a contagem decrescente era para o aniversário do Rui... :))

O nosso Maestro é um simbolo vivo do Glorioso... um benfiquista a sério e um orgulho tê-lo na nossa família!! PARABÉNS RUI!!!!

Beijinhos Ana*****