domingo, 29 de março de 2009

PARABÉNS, RUI!!!

video


Rui Manuel César Costa, mais conhecido como Rui Costa ou, até mesmo, como Maestro, completa hoje 37 anos de vida.
Aqui, neste cantinho, já muito tenho falado desde Enorme Senhor do futebol inúmeras vezes e todos, certamente, já saberão o quanto o admiro e respeito. No entanto, nunca é de mais homenagea-lo, embora de forma simples mas sincera, e escrever o que vai na alma de muitos Benfiquistas.
Rui Costa, enquanto profissional de futebol, foi para mim um dos melhores dez de sempre. Foi um jogador cheio de classe e entrega, onde cada pormenor era requintado. Espalhava charme por todos os palcos que pisava, ninguém lhe era indiferente.
Deste muito novo que viu a Luz como uma casa, casa essa onde nasceu e cresceu para o futebol. Não há dúvidas que nasceu para brilhar. Era um fora de série.
Não foi com espanto que, cedo, despertou o interesse de muitos clubes europeus. Porém, nunca se deixou influenciar e colocou sempre em primeiro lugar os interesses do clube, chegando-se a prejudicar. Teve grandes ofertas, como sabemos, mas sempre foi fiel ao seu Benfica, saindo só para jogar no estrangeiro, na certeza de que iria para o clube que desse mais dinheiro ao Glorioso.
Confesso que esta foi uma das atitudes que me impressionou no Rui. Como já amava o Benfica... sempre foi um jogador que serviu o clube e que nunca se serviu dele. É raro, hoje em dia, ver um jogador a ter essa atitude. É de louvar.
Saiu para a Fiorentina (depois de quase ter assinado pelo Barcelona), pois foi a instituição que apresentou a melhor proposta... para o Benfica.
Foi feliz em Itália. Passou ainda por Milão, vestindo as cores de Ac Milan. Conquistou o que um jogador de nível mundial deveria conquistar.
Mesmo estando fora, sempre nos encheu de orgulho. Sempre foi uma bandeira do nosso país e, no fundo, nunca escondeu a efectividade ao seu clube do coração: o Sport Lisboa e Benfica.
Passados alguns anos voltou. Voltou para nós, para o seu Estádio, para a sua gente e, sobretudo, para tentar ajudar o clube. Voltou com um contrato onde assinou em branco - provando que jamais se quis servir do clube - e onde só conheceu o salário que iria auferir depois de uns bons dias. Se isto não é amor...
Parecia mentira, finalmente o sonho do regresso do Maestro se tinha realizado. Chegava ao Benfica um jogador de enorme qualidade, um verdadeiro "monstro" do futebol... não dava para acreditar.
Chegou, viu e ficou. Recebido em festa, os Benfiquistas estavam literalmente nas nuvens, a viver um sonho... mas que era real!!
O seu futebol sempre foi inconfundível: cada passe, cada toque... era pura classe!
Como em tudo na vida há um ciclo, na carreira de um jogador não é excepção. Decidiu terminar a sua linda carreira na época passada. Terminou onde sempre quis terminar: no seu Benfica.
Não foi uma boa época para o Benfica, até porque ficamos em 4.º lugar, mas o Estádio estava cheio no último jogo... só para o ver!! Foi, então, uma despedida emocionante mas merecia mais: merecia o título.
Chegou a dirigente, abrindo um novo ciclo. É uma realidade de que todos nos orgulhamos.
Apesar das saudades de o ver jogar já serem muita e do público ainda chamar por si na Catedral, está no lugar certo.
Por detrás de um dirigente, de um ex-jogador de futebol, está um Enorme ser humano, um grande e exemplar homem. Uma pessoa fantástica, humilde, atenciosa, que tem no sorriso a simpatia e no olhar a credibilidade, bem como a chama e orgulho de ser Benfiquista. E é por ser assim, por ter um coração enorme, que merece todo o sucesso e felicidade deste mundo (e do outro). Uma pessoa assim só pode ser feliz!

Rui, hoje que completas mais um aniversário, desejo-te tudo de bom. Que sejas sempre um vencedor pois foi para isso mesmo que nasceste: para VENCER! E, também, para nos deixar orgulhosos de ti.
Continua a ser a pessoa que és e que sempre foste, a pessoa que ama incondicionalmente o Benfica e que se rege por valores nobres. Valores esses que fazem de ti o nosso Campeão, o "Menino dos Benfiquistas"!
Como costumo dizer: "és um Senhor" ou "és ENORME como o BENFICA"!

Rui Costa, aquele é venerado por muitos, mas respeitado por TODOS. (É obra!!)


PARABÉNS, MAESTRO!!!

Que sejas sempre FELIZ, continuando no Benfica por muitos e longos anos.

sábado, 28 de março de 2009

Benfica: um clube nobre!


O Benfica, como clube de grandes princípios éticos e morais que é, não tendo por vista qualquer interesse económico, apresentou-se, ontem, no Bessa para um jogo de solidariedade com a equipa da casa.
Não ganhamos o jogo, mas isso fica para segundo plano, já que a atitude do Glorioso foi digna e superior. Não é que me admire, mas convém realçar este gesto nobre que, tenho a certeza, pois poucos clubes ou, até mesmo, nenhuns o faziam.
O Estádio do Bessa estava composto, sendo que as receitas do mesmo reverteriam todas a favor do Boavista.
Ontem, à semelhança de outros grandes clássicos presenciados por estes dois históricos do futebol português, (re) viveu-se o calor humano bem conhecido de todos.
Concordando ou não com o teor do encontro, fiquei bastante orgulhosa da minha equipa.
É de salientar que o Benfica ajudou um clube, não olhando a nomes nem a direcção, porque se assim fosse talvez tivéssemos alguns razões para não comparecer.
Foi mais um bofetada de luva branca (neste caso, de luva vermelha) em certos clubes, bem como, nos respectivos dirigentes.
É este o Benfica de todos nós, é este o Benfica do "Povo": para além da sua indesmentível grandiosidade a nível de instituição, é um clube que se rege por nobres valores, não sendo influenciado por interesses económicos, sobretudo, que tanto influenciam o desporto de hoje.
Assim, contribuímos com a nossa parte para não deixar desaparecer um grande clube. É triste de ver que esta situação só se passa com uns, enquanto outros... continuam aí.


VIVA O BENFICA!!

(falta 1 dia)

quarta-feira, 25 de março de 2009

Já chega!

Pela primeira e última vez, neste cantinho, falarei das incidências e polémicas em torno da final da Tala da Liga.
Hoje já é 4.ª feira e o jogo de Sábado ainda faz correr muita tinta. A ordem do dia concentra-se em que o Benfica não deveria ter ganho a referida Taça, visto que chegou ao empate através de um "penalty fantasma".
Depois de ouvir tantas barbaridade como, por exemplo: "nunca vi nada assim no futebol", venho lembrar algumas pessoas, que têm a memória curta, que o que se passou (?) no Sábado não foi «nada» em relação a alguns (muitos) casos.

O Benfica chegou ao empate através de um penalty inexistente. Sim, é verdade. E depois? Foi o Benfica quem marcou o penalty? Foi o Sr. Lucílio Baptista quem transformou o castigo máximo em golo? Não me parece.
O Benfica chegou ao empate ao minuto 74', penso, logo ainda havia muito que jogar. O Sporting, se fosse assim tão bom como querem nos fazer crer, teria marcado mais um golinho, digo eu. A verdade é que não o conseguiram, muito devido ao nosso mérito e, também, de realçar que a equipa de alvalade nada fez para ganhar. Aliás, eu vi essa mesma equipa a recorrer, várias vezes e depois do empate, ao "anti-jogo" com um único objectivo: resolver o jogo nos penalties. Posso dizer que lhes saiu o tiro pela culatra.
Além disso, foi o Sr. Lucílio Baptista quem defendeu três soberbas grandes penalidades? Também não me parece.
Tanto alarido não sei para quê. Não só são maus perdedores, como também só fazem cenas ridículas. O circo do Campo Grande está aí e, desta vez, com uma maior oferta de números...
Estive, na primeira fila a assisitir ao espectáculo (ao circo Zbording), mas já cansei. Este paleio já deu o que tinha a dar.

É bom lembrar que se o Benfica foi beneficiado num lance, foi prejudicado noutros tantos: duas expulsões - a Polga e a Derlei - só para enumerar, sendo que uma delas a ser feita na primeira parte mudaria o rumo do jogo.

Estas atitudes de "personas non gratas", só confirma o que toda a gente sabe: são uns pobres submissos, maus perdedores e com uma enorme falta de respeito que, no fundo, só espelha o próprio clube.
Atitudes de alguns jogadores e responsáveis é o cúmulo da pouca vergonha. Estão a dar, e estranhamente, demasiada importância à Taça da Liga que, que se bem se lembrar, era uma competição de "menor valor".
Tendo em conta as suas atitudes parece mais que perderam a final da Liga dos Campeões, por exemplo.


À semelhança de todos os Benfiquistas, estou contente por vencermos a Taça, mas estou ainda mais pelo gozo que me dá ver este espectáculo todo. Só foi pena não termos marcado um golo com a mão. Aí, a AZIA seria maior...

Para terminar, é preciso ter lata! Até parece que foi o Benfica que chegou à final desta competição com um golo irregular marcado em Vila do Conde.
Esta gente não se entende, já são demasiadas contradições.

Além disso, o Benfica já foi inúmeras vezes prejudicado e não fizeram esta catástrofe toda. Fomos eliminados da Taça de Portugal como toda a gente sabe e no Campeonato passa-se o mesmo: quantos pontos nos tiraram? Por exemplo, no Dragão foi-nos marcado um "pseudo-penalty" que nos pode custar o título...
... onde está a revolta?? Alô alô!!


FORÇA BENFICA!!! A TAÇA... É NOSSA!!!!!!!




(Faltam 4 dias...)




domingo, 22 de março de 2009

Há imagens que falam por si...

Um dos nossos Heróis: o ENORME QUIM! O titular indiscutível da época passada, que este ano perdeu a titularidade para Moreira.
É, sem dúvida alguma, um dos melhores. A sua qualidade, aliada à sua forte personalidade e raça deixam-nos a todos orgulhosos por o ter no nosso clube.
Um dos homens do jogo.

David Luiz, era dos que mais festejava. Não parava e, como tal, no momento de levantar a Taça pegou no nosso Capitão ao colo.
Mais uma para o Capitão erguer. Fantástico.


Luisão, um dos capitães, a ser literalmente regado.
É um dos pilares da equipa. É o patrão da nossa defesa. Joga com garra e... Mística.



Esta foto foi, também, um dos momentos altos da noite. Um abraço longo e sentido de Quique Flores a Quim.




Quem pode pode.



E, para terminar em GRANDE, mais uma bela foto. Rui Costa e Nuno Gomes, também eles num abraço sentido onde é por demais evidente a forte amizade, cumplicidade e carinho que os une.
E, claro, não poderia faltar a nossa Taça. O troféu que faltava no longo e vasto palmarés do nosso Benfica. O mesmo se aplica ao grande e invejável currículo do nosso capitão Nuno Gomes e... o primeiro do nosso Maestro como Director Desportivo. O primeiro de muitos, certamente. Obrigado, Rui. Obrigado, BENFICA!
Grande foto, para ver e rever.




***

16 mil visitas... OBRIGADO :)

***

CARREGA BENFICA!

A Festa




Lindo, lindo e lindo! Não há palavras que consigam descrever o sentimento vivido por todos nós.
Foi emocionante ver um grupo de jogadores tão novos, comandados pelos veteranos, a festejar daquela maneira.
É certo que foi a Taça da Liga - aquela que muita gente não dá importância, dizem - mas foi aquela que ninguém quis perder, inclusive o Sporting que tanto ladrou (neste caso, miou) por a ter perdido para o Maior Clube do mundo, o seu eterno rival Sport Lisboa e Benfica.
A partir do momento que o Benfica já a tem no seu lindo museu, os "outros" também já a quererão. O que um tem o outro também tem de ter... penso eu de que...!

Coisa feia a inveja!

CARREGA BENFICA!

O Momento

Não me canso de repetir: ENORME QUIM!




Já viram a ironia do destino? Carlos Martins, ex-jogador do Sporting, foi quem marcou a última grande penalidade que, como se sabe, deu origem à conquista Gloriosa da Taça da Liga.
Há coisas fantásticas não há?

AMO-TE BENFICA!!

sábado, 21 de março de 2009

É NOSSA!!!!


PARABÉNS, BENFICA!!!!!!!

Foi um bom jogo, muito bem disputado e com muita emoção à mistura.
Estou feliz. A minha equipa ganhou, a minha equipa fez de tudo para ganhar. Entramos com RAÇA, QUERER e AMBIÇÃO.
Fomos superiores aos lagartos em tudo: em futebol jogado e, sobretudo, na Personalidade, Educação e Respeito que sempre tivemos, do primeiro ao último minuto, dentro e fora das quatro linhas. Somos ENORMES.
Quando ao Sporting, foi VERGONHA a atitude de alguns seus elementos. Não há outra palavra. Para além de terem dado pancada - literalmente - aos Gloriosos jogadores, tiveram um atitude muito feia para com o árbitro e, no final, no auge da sua boa educação e respeito, um jogador atira a medalha, não tendo consideração pela competição, amantes do futebol e pelo país onde joga. VERGONHA.
Derlei, vai te tratar. Bem sei que tens um odeio de estimação pelo Benfica - clube onde já jogaste - e a violência com que trataste os teus colegas é inadmissível.
Aguardo, deste modo, com TRANQUILIDADE as reacções, por quem de direito, aos lances não exemplares por parte da lagartagem.

Vencemos o jogo, vencemos a Taça e com toda a justiça, por tudo aqui que fizemos. Mostramos ser Os Melhores.
O maior vencedor foi o nosso COLECTIVO.

Toda a equipa está de PARABÉNS.
Permitem-me destacar o ENORME QUIM. Foi um HERÓI!!!!!!



Um troféu para Os Benfiquistas, um troféu para os jogadores, equipa técnica e dirigentes. O primeiro de muitos títulos para a nova era, para o nosso Director Desportivo Rui Costa que tanto merece!


VIVA O BENFICA!!!!!!!!! Até os comemos!!!

quarta-feira, 18 de março de 2009

Vamos lá!


Apesar de a derrota no último jogo ainda continuar a fazer efeito junto de grande parte dos benfiquistas, é verdade é que já passou e não temos outra hipótese: temos de continuar a apoiar a nossa equipa como temos feito até então, temos de estar unidos e com o pensamento na vitória já no próximo Sábado.
Iremos disputar a final da Taça da Liga e as finais são para ganha-las.
Aproveito o título da capa de jogo do pasquim A Bola para sublinhar um: vamos Quique, vamos gloriosos, vamos BENFICA!!!
Trago hoje, a este cantinho, esta capa só por um motivo: nós, apoiantes incondicionais do Glorioso, temos de incentivar - quanto mais não seja por meras palavras - os nossos jogadores e restante equipa.
É uma capa que para nós tem só um significado: a equipa está unida e todos estão a remar para o mesmo lado, sendo evidente a grande entre-ajuda.
Não adianta a comunicação social tentar desestabilizar este clube porque, simplesmente, não o vão conseguir. É por demais evidente que nos últimos dias, muito em particular, a comunicação social tem atirado "achas para a fogueira" para o nosso treinador se queimar... está bom de ver, os pasquins intensificaram as suas acções, jogando o chamado "ou tudo ou nada", mas o tiro irá sair-lhes pela culatra.

O Benfica disputa, possivelmente, o seu único título esta temporada. Pelo menos é o único em que só depende de si para o vencer. Pede-se concentração máxima e não se pede cabeças, não se pede demissões da equipa técnica, muito menos se fala em eleições...! Confesso que estou farta das "Revoluções" e farta da chegada de sucessivos treinados todas as épocas...assim não vamos lá.
Pede-se - dizia eu - "sangue, suor e lágrimas", pede-se garras e mística, espírito de sacrifício e... alguma humildade, digna dos verdadeiros CAMPEÕES!!! E isso, caros benfiquistas, ninguém nós tira: NÓS SOMOS BENFICA!!


AMO-TE SPORT LISBOA E BENFICA!!

domingo, 15 de março de 2009

BENFICA (0) - Guimarães (1)

Acabo de chegar da mais linda Catedral do Mundo: o nosso Estádio da Luz.
Depois de ter feito cerca 600 km e de comigo ter trazido uma derrota, cá estou para apoiar o nosso Glorioso!
Bem sei que não fizemos um jogo por aí além.
Dominamos a primeira parte, mas não marcamos.
Na segunda entramos um pouco mal, mas nada que justificasse a vantagem no marcador do Vitória de Guimarães. Fizeram um ou dois remates, se tanto, e um golo... golo esse que me constou estar fora-de-jogo. Ainda não tive a oportunidade de ver o lance na TV, mas verei e cá estaremos para esclarecer.
A arbitragem continua a ser vergonhosa. A dualidade de critérios é flagrante. Para não variar, bastava um toque, por mínimo que fosse, a um jogador adversário e a falta seria prontamente marcada. O mesmo não se passava com jogadores do nosso Glorioso Benfica.
Além disso, o anti-jogo por parte do Guimarães durante toda a partida foi evidente.
Contudo, nada serve de desculpa para a nossa exibição. Uma equipa que quer ser campeã não pode perder... muito menos em casa, casa essa muito bem composta. Éramos mais de 47 mil pessoas!!! Não merecíamos isto, os Benfiquistas não mereciam.
Muita gente questiona as decisões do treinador e até o trabalho do mesmo, no geral. Até posso concordar ou não com algumas das suas decisões, porém, o nosso dever é apoia-lo... SEMPRE!! (Ai se o Nuno Gomes entrasse mais cedo... esteve quase a ser golo, Nuno, quase...)
A precipitação nunca fez bem a ninguém. A nossa "salvação" não passa por aí, na mudança de treinador... temos "provas provadas" disso, época sim, época sim, praticamente. Há que manter a estabilidade da equipa e, em vez de estarem preocupados em vaiar os jogadores e restantes elementos, preocupem-se, antes, em apoia-los tal como eu e muitos Benfiquistas fizemos no final de jogo: aplaudimos a nossa equipa e de pé!!!
O jogo já faz parte do passado. No próximo Sábado teremos um jogo importante, que será para vencer: a final da Taça da Liga, a disputar com o Sporting. Eu acredito!!!

Chego exausta, cansada, algo triste mas também feliz, pois acabo de chegar do meu Estádio, do meio da minha gente!!

Um misto de emoções para um grande dia em que nem tudo foi mau... penso eu de que... ;D

VIVA O BENFICA

sábado, 14 de março de 2009

BENFICA - Guimarães


Amanhã é dia de jogo na Catedral, com o Vitória de Guimarães.
Como é óbvio, todos os jogos são difíceis, pois todas as equipas contra o nosso Benfica querem se mostrar, isto para além de faltarem nove finais e de termos um grande adversário como o Guimarães.
Com respeito pelo adversário - mas não em excesso -, com amor à camisola, com uma grande atitude e com "ganas" de VENCER, os três pontos serão nossos.


EU ACREDITO!! FORÇA BENFICA, RUMO AO TÍTULO!!!


Hoje a Benfica TV chegou a Cabo Verde. É um enorme prazer e honra ver que a televisão de todos nós chegue aos milhares de benfiquistas espalhados por este mundo fora.

Mais uma vez, fizemos história!! Viva o Benfica!!

quinta-feira, 12 de março de 2009

BENFICA BY LADIES


Acabou de ser inaugurado mais um cantinho na imensa gloriosa esfera. Desta feita, trata-se do Benfica By Ladies do qual faço parte, juntamente com mais cinco enormes Benfiquistas: Margarida Benfiquista (Benfica é uma Paixão), Lua (Sport Lua e Benfica), mais uma Lua (Gloriosamente falando), Patrícia (Angel Di Maria 20) e Micaela (David Luiz 23).
Com elas terei todo o prazer de partilhar um dos nossos grandes amores: o Sport Lisboa e Benfica, numa perpesctiva algo diferente dos demais e variados blogues benfiquistas. Uma perspectiva mais feminina, um "olhar diferente" da actualidade do futebol e, sobretudo, do Enorme Benfica.
Agradeço desde já o convite da Lua (do Sport Lua e Benfica) por ter esta ideia magnifica e a ambição - tal como o Glorioso - de inovar. Será uma honra!!
Tenho a certeza que será um "marco" nestas lides e que será um enorme sucesso, dada à qualidade dos cantinhos dos restantes membros.
Um bem-haja a todas vós, LADIES!!!

http://benficaforladies.blogspot.com/

O Benfica é assim: diferente e... ENORME!!!

terça-feira, 10 de março de 2009

Porque rir faz bem...

Dois grandes motivos para nos rirmos um pouco:

o primeiro é que, como se sabe, a lagartada levou nova goleada do Bayern. Sofreu uns significativos 7 golinhos, a juntar com os outros 5 (na primeira mão da eliminatória), fazendo um total de 12 (!!). Ui, até me doeu.
12 golos, coisa pouca. Já ouvi dizer que à dúzia é mais barato...
Depois do que foi a "brilhante" passagem do Sporting pela Champions deste ano, só posso tirar esta ilação: o "Sporting Europeu" não foi nada mais nada menos que a sua natural essência: (muito) fracos.
Posso concluir, ainda, que o "título" desta equipa é tão somente ganhar um joguinho ao meu BENFICA, fazendo, deste modo, o jogo da vida deles.
Após a goleada sofrida em casa, na primeira mão e já com o "atestado de afastamento" passado, pensavam e diziam "eles" que iam jogar com o objectivo de limpar a sua honra e dignidade.
Honra e dignidade? Foram duas características fundamentalíssimas que não tiveram. Ainda conseguiram fazer o impossível: piorar a situação. Isto para não falar que Portugal ficou muito mal visto. É só rir, tenham vergonha e joguem mais a "sério".... de paleio está o mundo cheio!



O segundo motivo, e para terminar em beleza, fiquem com um video de apanhados, no âmbito do nosso 105.º aniversário, em que o nosso Maestro é o actor principal:




Bravo, Rui Costa! O Dr. Paulo Gonçalves foi bem apanhado. E, de facto, parecia a sério. Enorme o Rui, até na representação.

domingo, 8 de março de 2009

Naval (1) - BENFICA (2)

(Imagem in Site Oficial do SLB)

Acabamos de ganhar a Naval por 2-1.
Não foi um jogo muito bem conseguido, mas o que interessa é que os três pontos já cá cantam. Isto para além de já termos jogado e ganho uma das dez finais.
O jogo até começou bem, pois marcamos nos minutos iniciais. Pablito Aimar, nada mais nada menos, a fazer o gosto ao pé, marcando e evidenciando o seu bom momento. Foi, assim, a "prova provada", o que faltava para a "consagração" do nosso "diez".
Porém, a partir do momento que o Benfica marca, aos poucos e poucos, fimos recuando no terreno, dando uma certa liberdade à Naval. Por isso, não foi com grande surpresa que a equipa adversária chegou ao golo.
O golo, no entanto, serviu de mote para a subida de forma do nosso Glorioso. Não deveria ser assim, mas o facto é que assim foi.
O Benfica "carregou" - literalmente - e o nosso grego, Katso, marcou. O seu golo foi também o coroar de uma enorme exibição. Enorme este nosso "jogador do ano - Prémio Cosme Damião".
De salientar a excelente segunda parte de Di Maria, o enorme jogo do Imperador Miguel Vítor (mais um!).

Continuo a achar que Nuno Gomes deveria entrar mais cedo, mas são opções técnicas que as respeito, como outras quaisquer.

A presença de Rui Costa, num área, junto da equipa é um sinal de apoio e de evidência de que estes nossos gloriosos jogadores não estão sozinhos.
O festejo do segundo golo por parte do nosso Maestro foi fantástico. Foi um festejo "à Benfica", igual a tantos outros de cada um nós.
Além disso, digna a sua atitude de comandar os jogadores até aos adeptos, de forma a agradecer-lhes o apoio. Digno, ainda, de fazer questão de esperar pelos seus pupilos para os cumprimentar um a um. Enorme! Enorme!


Está cumprido o nosso dever. Venha o próximo jogo. Quem vier, morre!!

Estamos novamente em segundo lugar depois de ontem termos dando o privilégio ao Sporting de estar um dia à nossa frente. Pois é, mas agora já voltaram ao seu maravilhoso lugar. O que é bom acaba depressa. Temos pena.
Ainda não foi hoje que subimos até ao primeiro lugar. Não temos pressa. Ainda faltam alguns jogos e eu ACREDITO que, mais jornada menos jornada, lá chegaremos.

FORÇA BENFICA!! Todos UNIDOS, rumo ao TÍTULO!!

sexta-feira, 6 de março de 2009

«Grandíssimo dirigente»



"Não posso esquecer o Rui, que está a fazer um grande trabalho no Benfica. Para quem está a desempenhar uma nova vida profissional, tem demonstrado toda o seu carácter e valor. É um grandíssimo dirigente.
O Benfica está mais forte que no passado, a apenas dois pontos da liderança. Quero dar os parabéns ao Rui pelo trabalho que está a desenvolver. Vai ter uma carreira de sucesso, seguramente. Bravo, Rui"

Faço minhas as palavras do grande Ariedo Braida, um dos homens fortes do AC Milan que é só, para muitos, um dos melhores directores desportivos do mundo.
Estas palavras têm toda a razão de ser e são inteiramente merecidas pelo trabalho que o nosso Maestro está a fazer.
Tenho a certeza que o enorme Rui ficou lisonjeado e honrado com tais elogios. Mais que merecidos.
Como tennho dito aqui várias vezes, em vários posts, o Rui Costa é daquelas pessoas que toda a gente gosta. Foi assim enquanto jogador: venerado por muitos e respeitado por todos, mesmo pelos adversários. A sua presença em campo mantinha respeito e a classe com que jogava e fazia jogar, nos mais diversos e belos palcos do Mundo, deixava-nos maravilhados; e continua a ser enquanto dirigente. A todo lado que vai é sempre muito solicitado e acarinhado por todos. É, sem dúvida alguma, uma das grandes figuras, um dos grandes símbolos do nosso Benfica, a par de outros.
Por tudo o que deu ao futebol, pelo seu talento, e tudo o que deu a todas e quaisquer pessoas, enquanto exemplo de humano que é, portador das mais belas qualidades que um ser pode ter, merece ser feliz. Merece todo e qualquer elogio que lhe possa ser feito.
Bem sei, no entanto, que o que mais prazer lhe dava era jogar à bola. Mas tudo, infelizmente ou não, tem um ciclo. E, apesar de ter imensas saudades de o ver jogar, de o ver a comandar a orquestra no nosso Benfica - ou não fosse O Maestro - acabo por partilhar a opinião de Quique Flores - que recentemente deu uma entrevista ao recente tvi 24 - quando afirma que Rui Costa está bem onde está e que já deu tudo o que tinha a dar ao futebol.
Sinceramente, por mais que me custe enquanto admiradora do seu futebol, da sua arte de jogar, Rui Costa está muitíssimo bem onde está. É lá, na qualidade de dirigente, que tem de estar para poder ajudar este clube. E eu acredito, tal como a maior parte dos Benfiquistas, que este Senhor ainda nos vai dar muitas alegrias, devolvendo, com muito esforço e com muita ajuda de cada um de nós, a hegemonia ao Enorme Benfica.
Acredito que já este ano nos dará uma enorme alegria. E ele, mais do que ninguém, merece triunfar. Já que não foi campeão como jogador, depois de ter regressado de Itália, que seja já no seu primeiro ano de Director-Desportivo.
Um dos meus jogadores preferidos de sempre (a par do enorme capitão Nuno Gomes; não deve ser difícil de perceber), um homem com "H" grande. Uma pessoa fantástica que sempre aprendi a admirar e a respeitar.

FORÇA RUI!! Contigo, a Música é outra.

CARREGA BENFICA!!!


quinta-feira, 5 de março de 2009

"Esperança de um Adepto"

O mote escolhido para a época 2008/2009 foi o "AMO-TE BENFICA". Tão simples e sincero, é uma das frases que todos os dias é dita ou pensada por todos nós.
Este mote é intemporal. Independentemente do ano a que deu corpo a uma época, irá prolongar-se nas próximas.
Nesta fase do tão decisiva do campeonato - como referi no último post - temos de aliar à nossa paixão, a esperança que invade cada um de nós a cada jogo, a cada dia. A partir de agora, temos de mostrar à equipa (que é um grupo), mais do que nunca, a nossa esperança: a Esperança de um Adepto. "A esperança não é um sonho, mas uma maneira de traduzir os sonhos em realidade" - (Suenens). Tenho esperança nesta equipa e com ela o sonho do Benfica campeão. E isso será realidade, pois acredito no Benfica, acredito, aliás, no sucesso desta equipa.

Aliado ao "Amo-te Benfica", estará certamente um "Eu Acredito".





«Mesmo as noites totalmente sem estrelas podem anunciar a aurora de uma grande realização» - Martin Luther King.


Força Rapazes!! NÓS ACREDITAMOS!!!

quarta-feira, 4 de março de 2009

E o primeiro lugar ali tão perto...


É verdade, o tempo passa tão depressa, que já só nos faltam 10 "finais".
Fazendo o ponto da situação, na "liga da mentira": estamos em segundo lugar, a dois pontos do primeiro classificado. Na "liga da verdade" a história seria outra. Não vale a pena, contudo, lembrar.
Os clubes que estão atrás de nós nem vale a pena mencionar. Que continuem assim, a verem o Glorioso no alto, é o que lhes desejo.
Estou convicta de que mais jornada menos jornada estaremos no lugar que é nosso por direito - o primeiro lugar.
Faltam relativamente poucos jogos e é vital ganharmos, sempre! Com "raça, querer e ambição", aliados às nossas qualidades, vamos conseguir!

Vamos dar continuidade ao grande trabalho que está a ser desenvolvido desde o início da época até esta parte, vamos honrar a nossa camisola, fazer jus à nossa instituição.
Está quase... e o título ali tão perto....

Rapazes, têm o país aos vossos pés, não somos o Norte ou o Sul, "somos o Norte, o Sul, o Litoral e o Interior". Aliás, têm os 14 milhões de Benfiquistas espalhados por este Mundo - que se chama Benfica - aos vossos pés. Temos em vós a esperança. Esboçamos a cada passe vosso, a cada finta e a cada drible, a cada remate e a cada golo e, até e porque não, a cada defesa do nosso guarda-redes, um sorriso esperançoso. Nós, acreditamos em cada um de vós, pois sabemos que será com o que cada um de vós tem para dar, que todos iremos festejar... em Março, em Maio.
Vamos lá rapazes, dar o título a todos nós, vamos dar o título a quem todos os dias trabalha em prol do Sport Lisboa e Benfica. Vamos dar o título ao insigne Presidente Luís Filipe Vieira, vamos dar o primeiro título à carreira de Quique Flores, mas vamos também dar o título ao nosso Maestro Rui Costa que regressou ao nosso clube com o sonho de levar o nosso Benfica a campeão. Enquanto jogador não mais foi campeão com o Glorioso... assim, que o seja já no seu primeiro ano como Director Desportivo.
Vamos lá rapazes!! Vamos!!


Pelo José Rosa Rodrigues, Cosme Damião, pelo Eusébio, Coluna e Bento, por todos aqueles que fazem parte da História do Glorioso Benfica, pelos adeptos e sócios, por cada funcionário do nosso clube, por todos os que apoiam e que estão presentes nos momentos menos bons, por todos, VAMOS SER CAMPEÕES!

***

15 mil visitas? OBRIGADO!!


Em cada um de nós, em cada BENFIQUISTA, há uma enorme chama imensa.

***

AMO-TE SPORT LISBOA E BENFICA!!!

domingo, 1 de março de 2009

GALA BENFICA



Foi ontem à noite celebrado o 105.º aniversário do nosso Glorioso clube, em pleno Casino Estoril.
Como não poderia deixar de ser, várias foram as pessoas ligadas a esta Enorme Instituição que marcaram presença. Desde a equipa sénior de futebol, com os restantes elementos da equipa técnica e da direcção, passando pelas modalidades, até às mais diversas figuras ligadas à política nacional (Ministro da Administração Interna, Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, entre outros) e internacional (Welwitchia dos Santos, filha do Presidente Angolano, José Eduardo dos Santos, e dirigente do Sport Luanda e Benfica).
Para começar em grande, Luís Filipe Vieira fez um excelente discurso: frisou no facto de o Benfica ser um clube ecléctico e na "importância de sentir a camisola"; lembrou que "o segredo da força do Benfica são os sócios"; e atingiu o ponto alto quando afirmou que "nós somos o Norte e o Sul, o litoral e o interior, somos todos aqueles que por esse Mundo fora sofrem e se entusiasmam com o Benfica. Somos um clube do Mundo, que nasceu e é português, que tem orgulho no seu local de nascimento, mas que sabe que é reconhecido e admirado nos cinco continentes".

Foi uma noite de grandes emoções. Foram feitas diversas homenagens sentidas a pessoas que passaram pelo clube e que infelizmente já não estão entre nós: é o caso do enorme e saudoso Bento.
Símbolos vivos do clube foram igualmente homenageados pela sua carreira e dedicação ao Benfica: Eusébio e Coluna, respectivamente.
Um dos pontos altos, também, no que a emoções diz respeito foi aquando da passagem de imagens do passado e do presente do Benfica, em simultâneo. Arrepiante e estimulante para o resto de época que nos falta e respectivas ambições/ objectivos.

Como nem só de História vive o Benfica, na gala das galas também foi dado destaque ao futuro, em particular à nossa formação. Desta feita, foi Miguel Vítor a ir ao palco para receber o galardão Cosme Damião na categoria de revelação do ano. Um justo reconhecimento a uma jovem promessa.

À semelhança dos anos anteriores não podia faltar o humor, que este ano ficou a cargo do actor Francisco Menezes, que também dividiu a apresentação com Sandra Cóias.
O actor, que muitas vezes nos brindou com o seu talento da representação, juntando-se à equipa principal de futebol e fazendo rir qualquer um até às lágrimas. Para além disso, ainda nos brindou, logo no início da gala e também durante a mesma, com o seu talento musical. Perfeito.
E por falar em actores... temos um grande actor na nossa direcção e nem sabíamos. Pois é. Rui Costa, director desportivo e administrador da SAD, foi o actor principal de uns "apanhados" em que envolviam os Drs. Paulo Gonçalves, João Gabriel, etc. Desconhecia esta arte do nosso Maestro. Foi muito bem conseguido.



Gostei imenso da gala e, em especial, de ver a união da nossa equipa de futebol. Foi bonito de ver, aquando da ida de um ou outro elemento ao palco, a equipa toda a vibrar, em interacção uns com os outros, sendo visível a felicidade e amizade que os une, evidenciando, deste modo, o espírito de grupo, união e companheirismo que existe. Somos uma autêntica família!


Por fim, faço minhas as sábias palavras do Rei Eusébio, quando se dirigiu ao mister e aos seus meninos: "VAMOS SER CAMPEÕES"! Acreditem como Eusébio ACREDITA, como todos nós Benfiquistas ACREDITAMOS!!





Eis os premiadaos "Cosme Damião" deste ano:

Formação - Basquetebol
Projecto do Ano - Benfica TV
Atleta de Alta Competição - Nélson Évora
Treinador - João Ganço
Inovação - Laboratório de Optimizaçao do Rendimento Desportivo
Modalidade - Andebol
Revelação - Miguel Vítor
Futebolista - Katsouranis

Casas Filiais e Delegações - Casa do Benfica da Bairrada
Prémio Carreira - Eusébio
Prémio Mérito e Dedicação - Mário Coluna
Prémio Homenagem - Manuel Bento

(imagens in site oficial do SLB)

VIVA O BENFICA!!