terça-feira, 28 de outubro de 2008

Ajude a SÓNIA RAQUEL

Porque o futebol não é tudo na vida...


"Aos 11 anos, Sónia era uma menina cheia de vida, irrequieta e até fazia karaté de competição. De um momento para o outro começou a sentir-se sucessivamente maldisposta, o cansaço permanente não passava, houve até desmaios e febres. As idas aos médicos nada detectaram, mas o mal-estar não desaparecia. Até que a notícia chegou como uma bomba: Sónia tinha uma doença rara que dava pelo nome estranho de aplasia medular.

A jovem está há mais de dois meses internada na enfermaria do Hospital de São João, Porto, sem ter contacto com ninguém para além dos pais e irmã. Exigências do sistema imunitário, muito fragilizado. "Os médicos dizem que é perigoso para ela porque pode apanhar facilmente um vírus. Por isso temos sempre de andar com uma máscara", disse ao Correio da Manhã o pai da Sónia Raquel, João Silva.

Traumatizante. Tem sido assim todo o processo, desde a descoberta passando pelo período de tratamento, mas mesmo assim nota-se na família de Sónia uma força interior. Pura vontade de vencer. "Ela é uma pessoa super positiva e que está sempre animada e, às vezes, com a violência do tratamento, não é nada fácil", disseamãe,Maria Paula Silva.

O que a menina não vai esquecer é a forma como lhe foi dito. "Após fazer uma bateria enorme de análises os médicos disseram sem preparação. ‘A Sónia tem uma doença muito grave e vai ter de ficar internada.’ Não tiveram sensibilidade nenhuma. A menina chorou imediatamente."

A população de Gaia solidarizou-se de imediato, mas no caso de Sónia a hipótese de compatibilidade é de um em quarenta mil.

PERFIL

Sónia Raquel Cardoso da Silva tem 11 anos e é natural de Vila Nova de Gaia. Estudante e praticante de karaté, sofre de aplasia medular, doença rara em que a medula pára de fabricar o sangue, pelo que precisa de um transplante de medula com muita urgência"

In: Correio da Manhã

*************************


Ajude esta menina que, como qualquer um de nós, tem o direito de viver.

Vamos ajudar a Sónia, vamos colocar um sorriso no rosto desta menina.

4 comentários:

Anónimo disse...

É nestes momentos que por vezes temos de parar e pensar novamente nas nossas prioridades.

Um beijinho para ti por te teres associado a esta onda de solidariedade pela Sónia, ela merece, todas as crianças o merecem!!!!

Desejo que tudo corra bem!!

Passem a palavra, já sabem...

Maestro disse...

Tenho visto esta noticia em muitos blogues Benfiquistas...
É de saudar esta iniciativa!!

Um beijinho e excelente blogue

Jotas disse...

Fantástica a tua disponibilidade e o modo como estás a ajudar.
vejo que já recolheste muita informação.
Podes dar um salto à vontade ao local da recolha, aquilo ´muito rápido e nada doloroso.
Sabes, para mim tudo isto é tamém novidade, tenho recolhido informações e inteirado desta situação de modo a colaborar o mais possível. Um abraço e obrigdo

margaridabenfiquista disse...

lindo o teu gesto
á que parar e pensar um pouco,é tão fácil ajudar quem precisa, mas não é nada facil para quem precisa, este teu gesto em comunhão com outros mais poderá ajudar a salvar uma vida, e a vida de uma criança que ainda tem tanto para viver, é tão preciosa.

és uma querida, seria bom que muitas pessoas ajudassem
..