segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009


Ontem, ainda a recuperar da última jornada e a "passear" pelos canais da Meo, deparo-me a dada altura com uma análise ao meu Benfica, num determinado programa semanal de desporto.
Eis que ouço umas pérolas como:

- não há dinâmica na equipa do Benfica;
- há dificuldades no Benfica, há erros de casting;
- é tempo de os Benfiquistas pedirem responsabilidades;
- o Benfica não conseguiu fazer uma equipa;
- etc...

Vamos lá ver se nos entendemos.
Esta época, pelas razões que se sabe, é um ponto de viragem no Benfica. Estrutura nova, equipa técnica nova, jogadores novos,... enfim, tudo aquilo que já muito bem sabemos. Como tal, quando se inicia um projecto, é preciso, entre outras coisas, tempo. Tempo esse que é mais que fundamental para se construir uma equipa, com uma mentalidade ganhadora, com uma nova cultura desportiva - bem diferente daquelas a que estamos habituados - , para criar, também, rotinas "gloriosas". É, ainda, preciso, paciência, esforço por parte de todos - começando por nós, Benfiquistas -, união, e muita entre-ajuda.

Para vermos o Benfica regressar aos bons e velhos tempos, à era gloriosa e ganhadora, é preciso, para além do engenho e arte de todos os que trabalham no clube, uma nova mentalidade... e isso passa, outra vez, por nós.
Está a ser feito um trabalho louvável, por parte dos responsáveis pelo clube, no sentido de regressar aí mesmo.
LF Vieira, por exemplo, que já está no clube há alguns anos, é, para mim, um dos grandes impulsionadores da mudança. Conseguiu tirar o clube do buraco económico que a dada altura se abateu no mesmo. E hoje, embora com falta de títulos, recuperamos a estabilidade económico-financeira. Isto para além de termos um dos melhores Estádios e Academias da Europa; de termos uma Televisão; de estarmos envolvidos em vários projectos de fazer inveja a qualquer clube.

Falta-nos a (re) afirmação desportiva, nomeadamente a nível de futebol, pois no que diz respeito às modalidades, os (bons) resultados estão à vista. E quem (re) colocou as modalidades do Benfica na rota da glória? Luís Filipe Vieira (que dá o devido valor às mesmas).

Dizia eu, no futebol está feita a mudança necessária.
Rui Costa assumiu (e bem) o cargo de Director Desportivo, ocupando o vazio das últimas épocas. Como se sabe, não tínhamos ninguém a ocupar o cargo desde a saída de José Veiga.
Luís Filipe Vieira entregou, assim, a pasta do futebol a quem percebe.
Paralelamente à mudança na estrutura do clube, iniciou-se um projecto a médio/longo prazo, formando, assim, uma dupla forte: LF Vieira e Rui Costa. Como alguém havia dito: "dois homens, um destino".

O Benfica está no caminho certo, a meu ver.
Estamos a meio da época (mais ou menos), e temos o Benfica em segundo lugar, a quatro pontos do líder. Ainda há muito que jogar, todas as equipas ainda vão perder muitos pontos e, sinceramente, eu acredito (!!) nesta direcção, nesta equipa.
Sei que já alguns meses passaram deste a tal "mudança" e que muita gente já questiona o sucesso do clube.
Nada é em vão.
Estamos a lutar com clubes que já têm equipas/ rotinas formadas. Ao contrário do que se passa connosco. E, olhando para o panorama geral, não estamos mal.
Temos também, a cada semana uma luta desigual, mas isso não me impede de sonhar e acreditar nesta equipa. Finalmente vejo as coisas a serem feitas com pés e cabeça. Sei, que mais cedo ou mais tarde, este árduo trabalho terá os seus frutos. Mas lá está, voltamos ao mesmo: pede-se tempo.
O que preferem: uma equipa que ganhe títulos de vez em quando ou uma equipa constantemente ganhadora? Eu prefiro a segunda opção. Quero uma equipa com uma rotina conquistadora, uma equipa dominadora do futebol nacional e mundial.
Para isso também é preciso um "ingrediente" que se chama estabilidade, que nos tem faltado nos últimos anos. E para que tal possa acontecer é preciso apostar correctamente nas "pessoas", para poder mante-las.

Respondendo a algumas das questões colocadas mais acima: quem tem de tomar decisões nem sempre toma as mais acertadas, por isso é normal que hajam alguns eventuais "erros de casting", mas tenho a certeza que essas mesmas decisões são tomas com a melhor das intenções e com a finalidade de serem as acertadas.
Será que só o Benfica tem "erros de casting"? Tenho a certeza que não.
As eventuais responsabilidades a seu tempo serão pedidas, na certeza de que só os Benfiquistas têm legitimidade para tal.


Para terminar, no mesmo programa, a certa altura lembraram-se de fazer "dez perguntas a Rui Costa".
A haver perguntas, será que só Rui Costa é que as tem de responder? Penso que não. Rui Costa, como é característica sua, dá a cara nos bons e maus momentos. Às vezes, até dá a cara por situações em que nem o tinha de fazer.
O Benfica, acima de tudo, é um grupo, e como tal, quando tirverMOS de pedir responsabilidades, será a um todo, ou seja, a um conjunto de pessoas e não a uma só.
Temos um brilhante Director Desportivo, que para além de ser dotado das grandes capacidades intelectuais que lhe conhecemos e de conhecer como ninguém o mundo do futebol, é BENFIQUISTA (com muito orgulho, com muito amor) e tudo o que fizer será em prol do Benfica. Por isso, não admito nunca que o ponham em causa. Nunca.

Em suma, Luís Filipe Vieira, Rui Costa e Quique Flores, um trio a MANTER. O trio que mudará a mentalidade do nosso futebol, o trio que nos dará muitas alegrias. Eu acredito.


CARREGA BENFICA, RUMO AO TÍTULO!!!

5 comentários:

LuaSLBENFICA disse...

BRILLIANT!!

Beijinhos Aninha

P.S.- A inveja que referes não me incomodaria se fosse daquela que faz roer a alma de quem a sente, agora essa tem consequências que temos que e vamos combater! =)

Anónimo disse...

O benfica num campeonato sério, com verdade desportiva estava confortavelmente instalado no primeiro lugar. E se assim fosse a táctica de Quique era a melhor, os jogadores eram fantásticos, Rui Costa um visionário e nós adeptos estavamos radiantes. Portanto, na minha opinião, Quique Flores e os jogadores são heróis, pois eu não esqueço que o campenato está viciado.
Saudações Benfiquistas

Viriato de Viseu disse...

Brilhantérrimo poste que escreveste ó Princesa!!!

A escrever e com clarividencia ninguém te apanha, minha linda.

Mas que o Quique podia fazer mais um bocadinho, ai isso podia!!!

" R y k @ r d o " disse...

Artigo BRILHANTE

Concordo na íntegra com tudo o que escreveste.

Bjs.
.

Anónimo disse...

Olá linda :)

O que dizer do teu post? Fantástico!!!! Não posso estar mais de acordo com as tuas análises - cirúrgicas e racionais!! Mesmo quando falas do Benfica, lol, consegues fazê-lo ;)
Quanto às diferenças de tratamento ou análise que o Benfica tem na opinião público são facilmente explicadas: o tempo!!
É isso que não nos podem dar - tempo - porque com um Presidente em funções há algum tempo, vejam a recuperação do clube - incomparável!! Agora vamos dar tempo ao Rui Costa, ao Quique e os títulos vão aparecer naturalmente... :))

p.s. Ana quanto à tua sugestão... depois respondo, está bem? ;)

Beijinhos****