sexta-feira, 29 de maio de 2009

A hegemonia do futebol mundial

Na passada 4.ª feira, jogou-se a tão esperada final da Liga dos Campeões. O tão esperado duelo Messi/ Ronaldo.
O Man. United entrou melhor. Os primeiros quinze minutos foram dominados pela equipa inglesa, tentado Cristiano Ronaldo, inclusive, a sua sorte.
No entanto, o Barça começou a "acertar" o passo, até que dominou a grande parte do jogo.
Pelo que pude ver nalguns jogos que vi da "La Liga", o futebol praticado actualmente pelo Barça é o que mais me fascina. Trocam a bola como ninguém, têm uma esmagadora posse da mesma, a recepção e qualidade do passe são fantásticos e, depois, pelo meio, há uns conhecidos "artistas" que aliam a magia ao grande futebol de qualidade: entre eles - como não poderia deixar de ser - Lionel Messi.
Pelo que não foi com espanto que vi as qualidades que enumerei no jogo da final, por parte do Barcelona, mas sim com puro deleite.
Independentemente da maneira de como chegou à final, pois só estou analisar a mesma (e todos nós já sabemos o quão prejudicado foi o Chelsea), o Barça mereceu ser o campeão da Liga milionária.
Para mim, o Messi é, actualmente, o melhor do mundo. Merece suceder, então, a Cristiano Ronaldo.


De destacar, ainda, o treinador espanhol Guardiola. É impressionante como um treinador tão novo já conquistou o campeonato, a Taça do Rei e... a Liga dos Campeões.
Está a fazer um trabalho louvável. Para além de todas as suas qualidades enquanto treinador, é jovem, ambiciosa, é da casa, pelo que sabe o que é e transposta a Mística do Barça, tem a humildade de um campeão, entre outras coisas.
Guardiola, enquanto jogador, já "comandava" a equipa.

Faz-me lembrar alguém. Alguém que nós temos no nosso Benfica, que transborda Mística por todos os lados. Que vive em função do Benfica, respira Benfica, que o ama. Alguém que é um símbolo vivo no nosso clube e que, tal como Guardiola, foi e é, naturalmente, fundamental no clube.
Falo-vos de Rui Costa, obviamente.
Os dois assemelham-se muito. A diferença é que um é treinador e o outro Director Desportivo.
Rui nunca quis ser treinador. Talvez levasse jeito, não duvido. Mas está muito bem onde está: o Homem certo no lugar certo. Que durante muitos e longos anos sirva o nosso Enorme.




O Barcelona é a melhor equipa. Pratica muito bom futebol. Recuperou a hegemonia, pois a sua "máquina", agora, está muito bem montada.
Tal como Guardiola e Rui Costa têm algo em comum, Barcelona e Benfica também têm as suas semelhanças! São ambos enormes. Porém, nós somos ainda maiores.
Tal como o Barça, também nós recuperaremos a hegemonia. Eu acredito. Basta ter a tal estrutura forte e coesa, porque o resto temos!

SOMOS ENORMES!! VIVA O BENFICA!!!

5 comentários:

Viriato de Viseu disse...

Há muitos jornais Desportivos que não têm um(a) jornalista a comentar um jogo de futebol do teu quilate.

Também, a avaliar a pasquinada que temos, a tua entrada num deles seria deitar pérolas a PORKOS!!!

A tua categoria só seria compactível com o Jornal do Benfica, Benfica TV ou na Mística.

E a viagem de regresso foi boa???

Ainda estou zonzo !!!!!!!!!!!!!

Ana disse...

@ GENERAL - Obrigado, muito obrigado, mas não exagere. eheheh :D

Foi boa sim. Correu tudo bem. Obrigado por ter vindo. Adorei conhece-lo. GRANDE GENERAL. ahahahah :D

Está zonzo? :D

beijinhos

LuaSLBENFICA disse...

Fiquei com a mesma sensação que o General ao ler este texto. Porque será? heheheh

Beijinhos grandes Aninhaa*********

" R y k @ r d o " disse...

Gostei do texo. Mais uma pérola para emoldurar da nossa princesa. Mas ...

Hoje, vou estar um pouco do contra. A Princesa escreveu:

Faz-me lembrar alguém. Alguém que nós temos no nosso Benfica, que transborda Mística por todos os lados. Que vive em função do Benfica, respira Benfica, que o ama. Alguém que é um símbolo vivo no nosso clube...Em parte é verdade. Mas no seu todo é menos verdade. Isto porque existe um homem, que na minha opinião, e estamos a falar de sentimentos e simbolos vivos, é superior ao Rui Costa. Chama-se: EUSÉBIO DA SILVA FERREIRA Fica bem
.

" R y k @ r d o " disse...

Comentários moderados??????? Humm

Este não é para publicar, lol

Um beijinho
.