quarta-feira, 15 de outubro de 2008

O meu BENFICA


Sou BENFICA desde pequenina. Não conheço outro clube, nem nunca irei conhcer. O meu coração só bate por um e mais nenhum: pelo GLORIOSO.
Não sei o porquê de ser do Benfica desde que me conheço como gente, talvez por influência familiar, mas mesmo assim não é uma justificação plausível.
Como é óbvio, os meus familiares nunca me disseram algo do género: "tens de ser do Benfica!", mas transmitiram-me valores Benfiquistas, mostraram-me a beleza e grandeza deste maravilhoso clube. E isso foi um passo determinante. Serei-lhes enternamente grata.
Sempre gostei muito de futebol e foi desde bem cedo que me rendi aos prazeres do desporto-rei.
No Benfica, Poborsky entusiasva-me. Adorava aquele jogador. Não era só o facto de ser um brilhante jogador que me chamava á atenção, mas também o cabelo... não sei, mas era diferente dos outros.
Também não ficava indiferente ao menino de ouro: João Vieira Pinto. Que jogador...!
Poborsky e João Pinto foram os jogadores que mais gostei, que me captaram a atenção para o futebol e para o... Benfica!
Às vezes dou por mim a pensar porque eu - como criança de 4/5 anos que era - gostava tanto do Benfica. O Benfica daquela altura e dos anos seguintes, infelizmente, não ganhava qualquer título. As crianças, normalmente, são de quem ganha mais vezes o campeonato, sobretudo. O meu Benfica não ganhava nada... mas eu mantinha-me Benfiquista. Desde bem cedo percebi que aquela camisola era mágica, e que aquele vermelho berrante dava (e dá) cabo de mim; aquela águia; aquele símbolo; o eterno e velhinho Estádio da Luz; Tudo era mágico!!
Depois, ouvia os relatos emocinados de experiências inesquecíveis. Momentos gloriosos, portanto. Conquista de imensos campeonatos, e duas conquistas da Champions...! Cedo percebi que o Benfica não era vulgar e que era um "caso sério" do futebol mundial.
Lembro-me vagamente de Rui Costa a jogar no nosso Benfica, na primeira passagem pela Luz.

Foi assim que o meu amor foi crescendo, até ao ponto de não conseguir viver sem o meu Benfica. É uma paixão! É uma doença. Como eu amo este clube...
As primeiras conquistas que eu vivi foram o culminar deste amor. Foi a cereja no topo do bolo. E, aí sim, soube o que é festejar títulos "à Benfica".
Saíram os meus ídolos da Luz, chegaram outros jogadores. Chegaram também alguns vigaristas para o comando do meu clube.
Porém, como nem tudo é mau, também chegaram pessoas certas para o cargo: Manuel Vilarinho e LF Vieira.
Manuel Vilarinho comecou a reconstrução do clube e LF Vieira, até aos dias de hoje, tem dado continuidade a esse trabalho.
Como dizia, alguns ídolos foram, outros chegaram. Chegou um menino que vinha do Boavista: Nuno Gomes - o meu ídolo até então. Um jogador "à Benfica". Esteve um tempo fora, mas voltou... em grande e para ficar.
Há cinco anos atrás inauguramos o novo inferno da Luz que, carinhosamente, a família Benfiquista o trata por Catedral. É o nosso ninho, é a nossa casa. E a inauguração do novo Estádio da Luz??!! ÚNICO!! Mais um momento de pura magia. Eram manifestações de alegria e felicidade por tudo o que era lado. Foi mais um marco histórico.
Como nem tudo é um mar de rosas, e como as rosas têm espinhos, em 2004 morre-nos um membro da família no relvado, em plena luta: Miklos Fehér. O nosso eterno Miki 29...
Conquistamos a Taça de Portugal e a ele dedicamos.
Em 2005 foi a euforia total: BENFICA CAMPEÃO. Nesse dia nem dormi. E, posso dizer-vos, que o que me deu mais gozo foi festejar a vitória do campeonato na cidade do Porto, em plena Avenida dos Aliados. Inédito (ou quese inédito): a família Benfiquista a festejar de Norte a Sul do país, e alguma parte dessa enorme família a festejar um título do Glorioso em pleno... Porto. Foi um dos momentos mais marcantes da minha vida!!! LINDO! Era a chama imensa que reacendia.
O regresso do nosso Maestro foi mais um momento marcante. Era um sonho, que parecia impossível para alguns, que estava a ser realizado. O menino, já crescido, regressava a casa. Mais um ídolo meu que regressava ao clube.
Alguns anos já passaram e hoje o Benfica tem um projecto ambicioso, com novas pessoas noutros cargos. Hoje, com o Rui Costa de fato e gravata, estamos no caminho certo, estamos a remar todos para o mesmo lado, com o objectivo de levar o nosso Benfica, mais uma vez, a bom porto.

Depois deste longo texto - prometo que já me "calo" - continuo a achar que não há justificação para tanto amor pelo meu/ nosso Benfica. Está presente em toda a minha vida. É por ele que às segundas-feiras, quando há jogos no fim-de-semana, estou bem ou "mal disposta". É por ele que grito até que a voz me doa, choro quando tenho de chorar - de alegria ou de tristeza (também acontece),... vibro como uma verdadeira Benfiquista cada vitória, cada título.


O BENFIQUISMO não se explica, SENTE-SE!!!

AMO-TE BENFICA!!!

14 comentários:

Benfica, a chama imensa! disse...

Perdoem-me pelo enorme texto. lol.
Quando falo do Benfica dá nisto: entusiasmo-me e nunca mais paro. :s

" R y k @ r d o " disse...

Princesa do Éden

Está fantástico. Nunca peças desculpa por aquilo que escreves, simplesmente porque quem te deveria pedir desculpa são aqueles que te não lêem.

Maravilho-me com este teu/nosso cantinho.

Esta frase está demais:

O BENFIQUISMO não se explica, SENTE-SE!!!

Palavras para quê?!

Fica bem.
.

Anónimo disse...

@ Águia_livre, Rei da blogosfera :D

Muito obrigado! Sempre atencioso e simpático. ;)

beijinhos para ti :)

Anónimo disse...

Olá Aninha!! ;)

Adorei o texto, até podia ser maior sinceramente!! :)

Para quem diz que o benfiquismo não se explica, bem que tentaste!! lol

Não é fácil pôr em palavras sentimentos tão verdadeiros, parece sempre que fica alguma coisa por explicar... ;)

Eu sei o que tu sentes porque eu sinto exactamente o mesmo... :)

Fica bem, beijoka

Anónimo disse...

Olá PRINCESA simplemente lindo. A frase diz tudo: O BENFIQUISMO NÃO SE EXPLICA SENTE_SE. BJS PEDRO RIBEIRO

Patrícia disse...

Amiguita este texto está lindo!!
E ouve o que o Águia_livre te diz!! Nunca peças desculpa por aquilo que escreves porque é um prazer enorme poder ler neste teu/nosso cantinho todas as tuas doces palavras!

Sabias que quando era pequena a "panca" pelo Benfica era tanta que pensava (vê lá tu!) que todos os jogadores que actuavam no clube se chamavam.. Benfica!! Sim, é verdade. Riam-se muito com isto porque eu faço o mesmo!! Acho super engraçado eu um dia ter pensado isto :D
Também gostava muito do Poborsky! Talvez por ter um nome engraçado e como ainda era novinha.. Não sabia distinguir um bom jogador de um mau mas adorava quando o meu pai se punha a dizer os nomes dos jogadores.. Era lindo!! Eu aí já sabia que não se chamavam todos Benfica :D Hi hi hi :D

Beijinhos minha princesa linda!! :D

Anónimo disse...

Ha coisas do arco da velha...

E ate quase que aposto em quem e que mandou para a Nossa GLORIOSA ANA,via e-mail,ESTA FABULOSA IMAGEM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

GLORIOSA MARGARIDA,nao?

Bem,ja nao sei que dizer acerca da ANA.
Nos ultimos tempos tem-me deixado de boca aberta.
O ANA!!
VENHO CA TODOS OS DIAS!!!!

E PLURIBUS UNUM

Um Abraco a Todos Os Autenticos

margaridabenfiquista disse...

GLORIOSA princesa
Tou como o Gm de boca aberta, mas tambem nao é de admirar, tudo o que escreves deixa-nos e boca aberta,palavras para quê e a Benfiquista mais....da nossa blogosfera, a nossa princesinha.
adorei como tudo o que escreves.
Beijinhos princesa.

Caro gm, parece que desta vez nao acertou, nao fui eu que enviou a imagem para a princesa, porque nao foi necessario, a aninha sabe de tudo sobre o glorioso, ou nao fosse ela benfiquista de corpo e alma.
fiquem bem
..

Anónimo disse...

Vocês são tão simpáticos!!! Que queridos! :)

Obrigado, obrigado e obrigado!! :)

@ GM, muito simpático. Todas as presenças neste cantinho são uma honra para mim. A sua não é excepção. Adoro "vê-lo" por cá. Venha todos os dias, então. ;)

@ Minha LINDA amiga Magui, Flor do Olimpo... a flor mais BONITA do meu jardim!!! eheheh

Obrigado, tu é que me deixas de boca aberta Flor. :)

beijinhos, boa noite!

Anónimo disse...

Caríssima Campeã,

MUITO BEM!

SER BENFIQUISTA É INATO!

Saudações.
TUDO PELO BENFICA!!!

Anónimo disse...

Minha cara.
O texto é muito bonito, e demonstra o amor, a paixão e o orgulho de ser BENFIQUISTA.
Perdoe-me discordar do seu ultimo parágrafo.
O nosso glorioso clube merece tudo o que lhe possamos dar: todo o amor toda a paixão, até as dores de cabeça de uma noite mal dormida após aqueles jogos tipo Leixões e outros que tais.
Parabéns por esse fervor BENFIQUISTA, e nunca se desculpe por nos dar coisas tão agradáveis de ler.
BENFICA SEMPRE

Anónimo disse...

Cara Ana,

QUE FIQUE CLARO.

Nao elogio NINGUEM por simpatia.

A ANA MERECE PORQUE E VERDADE!!

ESTE POST E QUALQUER COISA DE ESTUPENDO!!!

E e como lhe disse,O SEU AMOR AO BENFICA TEM VINDO A "SOLTAR-SE" DE FORMAS MIL E E UM DELEITE E UM GRANDE ORGULHO PARA TODOS Nos ASSISTIR A ISSO.

NUNCA DESISTA,GLORIOSA ANA!!!

E PLURIBUS UNUM


Um Abraco a Todos Os Autenticos

Anónimo disse...

Ai Meu Deus nem acredito no que li... AMEI!!! Achei lindo...e identifiquei-me a 100% com ele. Escrevi uma dissertação (cujo tema era o AMOR) muito parecida (não tão bem escrita, é certo) no 1º ano para Literatura .
Parabéns Ana, vim aqui recomendada pela Margarida e pelo sr. Viriato e fiquei fã =))
Parabéns!! Tudo o que aqui foi dito é mais que merecido **********
LuaSLBENFICA
(Desculpa vir como anónima mas como já tinha avisado não percebo muito disto lol)

Anónimo disse...

@ Lua - Muito obrigada e bem-vinda!!!
A Flor do Olimpo (que é a Margarida) e o Sr. Viriato são de mais!!! Só eles para te recomendarem o meu blog.
Tenho que "visto" pelo Belo Voar da Águia :) e claro que fico muito feliz por me visitares. :)

Ainda bem que te indentificaste com o meu textozito. lol

fica bem. Beijinhos.