segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Saviola, o mesmo de sempre!

Poderiam ser vários os títulos para o meu post de hoje, que incidirá fundamentalmente na vitória de ontem sobre o Marítimo, mas, depois de ponderar na eventual injustiça que cometerei ao individualizar, vou arriscar e começar pelo nosso coelho que, pela sétima vez consecutiva, sai da nossa cartola. Sim, é ele, meus senhores, Javier Saviola, "o suspeito do costume".
Saviola é, actualmente, uma das grandes figuras do Benfica desta época, não só pelo que foi - enquanto nome sonante do futebol mundial, que fez brilhou no River Plate e deixou, ainda que com o sabor a pouco, a sua marca em clubes como o Barcelona e Real Madrid - como por tudo aquilo que representa no nosso plantel. El Conejo é sinónimo de ídolo (até para alguns elementos do nosso actual plantel), de talento, muita classe, inteligência, magia, etc etc.
O jogador que "estava acabado" para alguns - quero eu dizer: para os invejosos! - anda por aí, pelos imensos relvados deste país, a fazer estragos. Não tem dó nem piedade, não se amedronta pelas algo atípicas condições climatéricas, mostrando aos seus colegas O Caminho.
Saviola foi inteligente até na hora da escolha do seu actual clube. Veio encontrar um grande e velho amigo (Pablito Aimar), continua a jogar no futebol europeu (um dos mais aliciantes pelos jogadores sul americanos) e escolheu, a dedo, um Enorme clube (tão grande como o Real, nas palavras de Javi Garcia, lembram-se?), um dos poucos clubes capazes de lhe permitir o reencontro com o sucesso.
Savi é um jogador a mais para este campeonato. É de outra galáxia, de facto. Ninguém lhe fica indiferente. Está, contudo, no clube certo. O Clube que já lhe está a mostrar (novamente) à Europa e ao Mundo. O clube onde se estar a destacar. O clube que lhe irá permitir (muito provavelmente) a mais que merecida chamada à selecção, não é Dieguito?! Eu acredito, sinceramente.
O verdadeiro saviola está de volta e num estádio perto de si.
Num período de tempo em que a afinidade entre qualquer jogador e qualquer clube praticamente desapareceram, neste caso muito em particular, e apesar de "só" ter chegado esta época, Saviola sente o Manto Sagrado como ninguém, corre-lhe A Mística nas veias e tem um casamento perfeito com Os Benfiquistas. É notório o carinho, respeito e admiração que existe entre El Conejo e a Nação Benfiquista.
Por tudo isto, é natural que se sinta como um peixe na água e que o seu rendimento seja óptimo.
Ontem Saviola não foi diferente e apontou o primeiro golo, na Madeira, num campo tradicionalmente difícil, mas que, com a nossa garra e qualidade, se tornou invariavelmente... fácil. Voltou a mostrar o caminho e a fazer o que parecia ser complicado: marcar o primeiro golo. Estava difícil, mas O Coelho descobriu a toca, e outros quatro se seguiram.
A função dele - dirão uns - é marcar golos. Sim, ele é ponta-de-lança, mas também é especial. Não sendo um matador (quando comparado com Cardozão) é essencial no ataque, pois tanto marca como dá a marcar. Enfim, qualidades supremas que fazem dele único.


Na vitória de ontem, depois de saviola, seguiram-se Maxi Pereira (o nosso Guerreiro, que muito merecidamente voltou a marcar), Roberto Sousa (não é um jogador nosso, não. Marcou na própria baliza. Acontece. No entanto, se não fosse o jogador do Marítimo seria o Cardozão, por que não?), Cardozo (o nosso Tacuara que estava, até pouco antes da marcação do seu golo, com um grave problema: para os pasquins (quem mais seria?) não marcava há muito tempo! Ontem, portanto, o seu "problema" ficou resolvido e os pasquins ficam, por consequência, mais descansados. Menos uma preocupação!) e Luisão (brilha na defesa, cumpre exemplarmente as suas funções de liderança e ainda marca. Perfeito!).
Não foi um grande jogo. No início foi mais complicado, mas a partir do momento que nos impusemos foi tudo bem mais fácil e os factos aconteceram naturalmente. Os erros da equipa adversária foram surgindo, como tentativa de parar o nosso futebol e as consequências estão à vista: expulsões, penalty, faltas atrás de faltas, algumas entradas duras. Enfim, uma série de atentados ao futebol e, por vezes, até à integridade física dos nossos jogadores.
O que importa é que, com todo o mérito, resolvemos o jogo em poucos minutos e não há outra justificação possível a não ser muito trabalho, espírito de sacrifício, qualidade e muita luta digna e legítima.
Ao contrário do que "andam" por aí a dizer: nós somos levados ao colo... pelos nossos adeptos, que estão onde a equipa estiver, que forma a enorme onda vermelha, que invadem os treinos, seja no Seixal, Maia ou, até, na Madeira (3 mil adeptos no treino deste domingo, na pérola do Atlântico, coisa pouca! Número, aliás, atingido por FC Porto e Sporting quando estão na Madeira... em jogos... quer dizer, nem isso!).


Vou aproveitar a deixa e falar nas últimas do desporto nacional. Que moral têm "vocês":
- para falar em apitos?... quando o golo do vosso último empate foi marcado com a mão de... uma criatura rara (e não foi a mão de Deus, isso eu garanto!);
- para voltar a baptizar os roubos como «roubos de Catedral» quando, verdadeiramente, deveriam ser qualificados como «roubos dos clérigos», por exemplo;
- para falar quando os benefícios (também vossos, Braguinha!) estão à vista para serem campeões. Mas, claro, já se sabe: mais vale o um Braga do que um Benfica CAMPEÃO! VEREMOS!!!!
Resumindo não têm moral. Estão a mandar, isso sim, sucessivamente mensagens indirectas para os destinatários que pretendem e que vos convém. Estão, também, a marcar presença para tentarem atemorizar alguém... mas quem?! Estão, ainda, a desviar atenções do vosso péssimo campeonato, das vossas fragilidades, dos 6 km que nos separam e do vosso honroso lugar. Ridículo!!



O meu lamento e tristeza para com a tragédia que abalou o Haiti.
Segunda-feira, dia 25 de Janeiro, para quem puder, assistam ao jogo organizado pela nossa Fundação Benfica e por essa outra enorme organização que é a ONU. Frente-a-frente estarão as nossas All Stars (com alguns elementos do actual plantel, bem como Rui Costa, Micolli, etc etc) e a equipa de Zidane, Ronaldo e amigos.
Ao que parece, por otivos profissionais, Ronaldo não poderá comparecer, mas já tem um grande substituto: Kaká!
Os bilhetes têm o preço único de 10 euros para qualquer bancada e as receitas, reverterão, (em todo ou em parte) para as vítimas da recente tragédia que chocou o mundo.
É um nobre causa, tal e qual os valores que regem o dia-a-dia (e que recuam até à história) do nosso clube. Vale a pena!!! Que a Luz, esse palco de todas as emoções, esteja repleta. Os olhos do mundo estão postos no nosso Templo. Somos... ENORMES!!!


VIVA O BENFICA!!!


E Domingo, frente ao Rio Ave, para a Taça da Liga, mais uma VITÓRIA. Não espero outro resultado vosso, rapazes!!!

8 comentários:

sloml disse...

Brilhante, como sempre. Devo dizer que nunca comentei, mas há alguns meses que sigo este blog e leio todos os posts com muito gosto.

Off-topic: Para quem não chegou ainda a ver o documentário "Ser Benfiquista" que passou na ESPN, dêem um salto aqui ao meu cantinho e leiam este post:

http://gloriosachamaimensa.blogspot.com/2010/01/documentario-que-passou-na-espn-canal.html

Peço desculpa pela publicidade, mas acho que vale a pena!

MAGALHÃES-SAD-SLB disse...

MUITO BOM TEXTO. PARABÉNS E VIVA O BENFICA!!!

http://magalhaes-sad-slb.blogs.sapo.pt/

Viriato de Viseu disse...

Esta Princesa escreve que nem uma RAINHA!!!!!!!!

És o meu orgulho!!!
JOKAS

GIL VICENTE disse...

Linda Princesa

Nem sempre pode. As sebentas dão-lhe que fazer.
Mas quando pode ... esmera-se sempre.
Bem, eu volto a insistir. É aquele dom natural que está rodeado por essa cabeleira maravilhosa e esse rosto brilhante de Princesa Linda!
É aquele "quid", enorme, brilhante e inspirado "quid" com que nasceu!
Mais nada!

Mais nada não! Um grande Beijinho
para a Linda Princesa

sloml disse...

Este é o link para o meu último post, a mostrar o porquê do ódio que tenho a tudo o que venha daquele antro de crime lá em cima:

http://gloriosachamaimensa.blogspot.com/2010/01/corrupcao-trafico-de-influencias.html

Digam-me o que vos causa estes documentos que aqui se encontram.

" R y k @ r d o " disse...

Este artigo é o artigo da semana para a gloriosaesfera

Está de parabéns a nossa Princesa.

E que bem que o merece

Jinho

" R y k @ r d o " disse...

faltou dizer que, me sinto super orgulhoso pela Princesa, pois escreve divinamente.

Jinho, e mais uma vez Parabéns
.

Ana disse...

@ Sloml - Muito obrigado. Fico feliz por ser um seguidor deste cantinho. Bem haja!


@ Magalhães - Seja bem-vindo. Muito obrigado.


@ Viriato de Viseu - Já sabe que não há palavras para si. Estraga-me cada vez mais. Muito obrigado. Quanta honra em ser um orgulho seu. eheheheh.


@ Gil Vicente - É verdade, nem sempre posso. Bem sabe do que fala... certou em cheio (à Savi, à Carodozão): as famosas sebentas dão-me muito que fazer. eheheh.
Muito obrigada. Fico muito lisonjeada com semelhantes elogios, ainda para mais por saber do que fala. E que o tal "quid" permaneça e cresça, sempre!!


@ AL - Muito obrigado! Vocês todos deixam-me "babada". Não mereço tanto, mas sinto-me orgulhosa, naturalmente.
Obrigado, obrigado e obrigado.

Beijinhos a todos